.: valências | centro de dia

P.A.R.E.S. - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais Na sequência do lançamento do P.A.R.E.S. - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais em Maio de 2006, a Direcção decidiu aventurar-se na apresentação de uma candidatura ao referido programa, para construção de um Centro de Dia, onde funcionaria também o já existente Serviço de Apoio Domiciliário.

O desafio era enorme para a nossa pequena dimensão, mas, como alguém disse um dia, "onde não falta vontade, há sempre um caminho…"

O prazo para apresentação das candidaturas foi muito curto, apenas 10 dias úteis, mas com o esforço da Direcção, no dia 26 de Maio de 2006, a candidatura da A.S.C.R.A. foi entregue.

Seguiram-se meses de espera, onde foram pedidas algumas correcções e alterações ao projecto, prontamente atendidas pela Direcção.

Contra todas as expectativas, não só pela experiência de 1997 mas também pela pequena dimensão e interioridade da nossa freguesia, em Janeiro de 2007 chegou a notificação de que a candidatura tinha sido aprovada. Dez anos depois tínhamos finalmente conseguido… Projecto - Vista Geral  

Começou então um longo processo burocrático que decorreu em paralelo com a elaboração do processo de execução da obra. Nesta fase a principal dificuldade foi a de demonstrar que a Instituição tinha capacidade financeira para suportar a parte do financiamento privado do projecto. Foi aqui que contámos com o precioso apoio da Câmara Municipal de Alvaiázere, que se comprometeu desde logo com uma verba em concreto e vincou o seu apoio ao projecto.

Esta fase conclui-se no dia 4 de Junho de 2007 com a assinatura, no Governo Civil de Leiria, do Contrato de Comparticipação Financeira entre a A.S.C.R.A. e o Instituto da Segurança Social, I.P., na presença do Sr. Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Pedro Marques, do Governador Civil de Leiria, Dr. José Miguel Medeiros e do Presidente do I.S.S., Dr. Edmundo Martinho. A A.S.C.R.A. foi representada na cerimónia pelo Presidente, Vice-Presidente e Tesoureira da Direcção, Paulo Silva, Manuel Paixão e Maria Pereira, respectivamente.

Desde então concluiu-se o projecto de execução, que já se encontra aprovado pela Câmara Municipal de Alvaiázere em todas as suas especialidades.

Neste momento procede-se à consulta de empreiteiros para que possamos passar à fase da adjudicação e ter a obra no terreno o mais rapidamente possível.

.:  veja aqui uma galeria de imagens virtuais  :.

imprimir voltar topo